O texto de hoje é para você que estuda Geologia ou está pensando em começar o curso mas que ainda não se ligou em todas as áreas que esse ramo pode oferecer. É um texto bem rapidinho com algumas ideias que você pode seguir e pesquisar um pouco mais depois.
Quando você está na faculdade são ofertadas disciplinas práticas e teóricas, as teóricas vão desde cálculo, física, química que são matérias gerais, até matérias específicas como Geofísica Aplicada, Geotecnia, Geoquímica, Geologia do Brasil, Petrologia Ígnea e várias outras.
A medida que o estudante vai evoluindo no curso ele consegue ter uma visão melhor de como essas matérias se integram e começa a ter um raciocínio mais abrangente.
Podemos atuar em áreas como mineração, construção civil, meio ambiente, consultorias, sensoriamento remoto, em órgãos públicos e privados, etc.
A seguir faremos uma breve descrição de algumas áreas que você pode escolher atuar:
- Hidrogeologia
Esse ramo ocupa-se de estudar as águas subterrâneas quanto a sua qualidade, volume, disponibilidade, etc. Pode ser responsável por cuidar da qualidade/proteção das águas de um aquífero, descobrir novas fontes de recursos hídricos, fazer projetos de poços artesianos, sabe lidar com rebaixamento de aquíferos em áreas de mineração, etc.
Este profissional pode trabalhar em consultorias, empresas de mineração, meio ambiente ou até mesmo ser autônomo.
- Legislação mineral
Essa profissional trabalha com ações um pouco mais jurídicas, pode trabalhar em empresas que prestam consultorias, como profissional autônomo ou até mesmo em órgãos do governo como o DNPM (ANM). Nesta área você saberá lidar com processos de liberação de áreas para mineração, para uso e obtenção de águas subterrâneas, poderá direcionar empreendedores a como conduzir processos para conseguir licenças ambientais para sua empresa, etc.
- Geotecnia
Este é um ramo tanto da Geologia quanto da Engenharia Civil, onde as duas áreas interagem entre si.
Neste segmento o profissional irá lidar com projetos e obras que dependem do comportamento do solo e das rochas, como: construção de rodovias, túneis, barragens, etc , daí a explicação da interação das duas áreas.
- Mineração
Talvez esta seja a área mais conhecida e onde é mais comum a atuação do profissional Geólogo.
Neste ramo você pode trabalhar com mapeamento (estudo e prospecção de novas áreas mineráveis), sondagem, modelamento geológica, QAQC (se baseia em padrões e controle de qualidade), Geoprocessamento, Geoestatística, etc. Na área da mineração as oportunidades são bem abrangentes.
- Geofísica
Neste ramo o profissional irá lidar com os fenômenos físicos que afetam a terra, tais como: calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade, propagação de ondas elásticas, resistividade, sísmica… Ele investiga o interior da terra, tanto nas camadas mais superficiais – onde se alojam os recursos minerais (petróleo, minérios, água) quanto nas porções mais profundas de nosso planeta.
- Paleontologia
Este profissional estuda os fósseis e compreende as formas de vida que existiram na Terra no passado.
- Petróleo
Esse profissional poderá trabalhar em prospecção e exploração de áreas petrolíferas.
- Área ambiental
Nesta área o profissional irá investigar os problemas geológicos decorrentes da relação entre o homem e a superfície terrestre, este profissional visa o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
- Carreira acadêmica
E é claro que nada impede o Geólogo de seguir carreira acadêmica, você pode se formar e conduzir seus estudos a um mestrado, doutorado, etc e se tornar pesquisador/professor.
Espero que tenham gostado das “dicas” do texto de hoje, a medida que vamos estudando, avançando no curso e fazendo estágio, conseguimos ter uma noção melhor de qual área nos encaixamos melhor.
Não citamos alguma área que você conhece? Fala nos comentários para a gente!
Espero ter ajudado. Até a próxima! : )
Muito Bom!
Obrigada Jubileu, que bom que gostou!