Recentemente muitos canais de comunicação noticiaram turistas, cientistas e curiosos observando as erupções de vulcões na terra dos antigos povos nórdicos, a Islândia. Os eventos eruptivos surpreendem a todos pelas suas vagarosas corridas de lava em meio ao relevo de notória beleza das terras islandesas.
No texto “Islândia – geologia e curiosidades” foram abordados vários aspectos interessantes deste local, então neste conteúdo iremos focar no motivador principal de todas as ocorrências atuais da região, o vulcanismo.
E para compreender um pouco mais sobre estes eventos vamos explorar brevemente a história da Islândia, as erupções que ocorrem na região e os aspectos geológicos associados.
Ísland
Contando com 103.000 km² e cerca de 360.000 habitantes, esta pequena ilha localizada no extremo norte do Oceano Atlântico (Figura 1) trata-se de um terra rica em cultura, com condições climáticas e geográficas únicas (BRITANNICA, 2021).
A Islândia, cuja etimologia corresponde a “terra do gelo” traduzido do nórdico antigo, iniciou sua história como país a pouco mais de 1000 anos durante a exploração dos antigos povos Vikings, com alguns assentamentos de exploradores na região. De cultura e paisagens singulares, este país tem sido foco em jornais e revistas científicas por conta dos fenômenos geológicos que ocorrem em todo seu território.
Vulcanismo fissural
No planeta Terra sob a perspectiva da teoria da deriva continental, concebida e divulgada por Alfred Wegener por volta de 1930, são originados vulcões de diferentes maneiras. O contato das referidas placas tectônicas podem ser convergentes, divergentes ou transformantes.
No caso da Islândia, seu território se localiza em meio ao limite divergente das placas norte-americana e euro-asiática, desta forma a atividade sísmica e o vulcanismo na região são muito ativos (Figura 2) de acordo com estudos realizados desde a década de 70 (BRITANNICA, 2021).
Lava, magma e erupções
O vulcanismo que ocorre na islândia é do tipo básico, que se caracteriza por uma composição química rica em magnésio e ferro que conferem ao material, quando solidificado, colorações escuras e uma maior fluidez, com baixo teor de gases. Estas características influenciam diretamente no transporte e comportamento do material pelos vulcões islandeses.
Com essas condições a lava expelida pelos vulcões da Islândia são fluídas e percorrem grandes distâncias, contudo raramente causam transtornos aos habitantes do local. Na animação abaixo (Figura 3) é possível ver literalmente um rio de lava fluindo pelo relevo.
Estima-se que na região, a cada 4 anos aproximadamente, ocorra certa atividade vulcânica (Visit Iceland, 2021). A constância destes eventos vulcânicos e a peculiar geologia que este país europeu se encontra, influenciam inclusive nas cores de sua bandeira, sendo o vermelho associado ao magma de seus intrépidos vulcões.
Reykjavík, a baía das fumaças
Recentemente próximo a capital Reykjavík, cujo significado remete aos gêiseres que existem na região, o vulcanismo veio à tona novamente (Figura 4). Em agosto de 2022, próximo ao vulcão Fagradalsfjall, iniciou-se uma exuberante e enérgica erupção, precedida por grande atividade sísmica na região.
Diferente de outros eventos eruptivos do mundo, por conta do local onde ocorreu e das tecnologias atuais, foi amplamente acompanhado e repercutido mundialmente. O evento eruptivo contou até com audaciosos turistas que chegaram a fazer piqueniques ao redor das erupções.
Riscos à população
Ainda que uma erupção transmita a sensação de perigo e de emergência, de acordo com o governo islandês, as ocorrências não conferem risco às populações e edificações mais próximas. Devido às características intrínsecas do material expelido, não ocorrem fortes explosões e há baixo conteúdo de gases e assim, a circulação de aviões não foi impedida, contudo por cautela, foram emitidas recomendações para que as pessoas não se dirigissem ao local da erupção.
Como mencionado, a população islandesa está habituada a tais eventos e existe grande atenção por parte governamental quanto à segurança dos habitantes. Sistemas de monitoramento sísmicos e infraestruturas resilientes são idealizados para lidar com tais ocorrências de magnitudes catastróficas.
Gostou desse conteúdo? O que acharia de acompanhar de perto um vulcão em plena atividade? Compartilhe para que mais pessoas fiquem sabendo sobre as geociências!
Para explorar o assunto um pouco mais, deixamos alguns conteúdos extras aqui:
Portal Icelandic Meteorological Office: https://en.vedur.is/
Referências consultadas:
BRITANNICA. Iceland. 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Iceland. Acesso em: 14 ago. 2022.
G1. VÍDEO: Erupção de vulcão na Islândia vira atração para turistas. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/05/video-turistas-assistem-a-espetaculo-de-vulcao-na-islandia.ghtml. Acesso em: 14 ago. 2022.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Erupção na Islândia pode marcar o início de décadas de atividade vulcânica. 2021. Disponível em: https://www.natgeo.pt/ciencia/2021/03/erupcao-na-islandia-pode-marcar-o-inicio-de-decadas-de-atividade-vulcanica. Acesso em: 14 ago. 2022.
TENOR. Volcano lava iceland. 2021. Disponível em: https://tenor.com/view/volcano-lava-iceland-gif-20879286. Acesso em: 14 ago. 2022.
VISIT ICELAND. Volcanoes – A Fact of life in Iceland. 2021. Disponível em: https://www.visiticeland.com/article/volcanos. Acesso em: 14 ago. 2022.
Vulcões são fascinantes. Um fenômeno grandioso da natureza!
De fato Ariane, os vulcões e a geologia de modo geral nos proporcionam belíssimas visões da natureza!