Se você estuda ou já estudou um pouco da história econômica brasileira, já deve ter se deparado com a evolução das condições agrícolas. Nas últimas décadas, o Brasil galgou degraus na escada da exportação mundial e chegou a figurar como um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ), de 2019.
Bem, pensando nessa crescente da produção agrícola brasileira, um fato interessante a ser conjugado é a base dessa produção, literalmente. Pensar na produção agrícola sem pensar na condição dos solos é complicado, e, em decorrência disso, pesquisadores passam cada vez mais tempo criando propostas ou abordagens diferentes para otimizar a relação da cultura com o substrato em que ela se assenta.
E é aqui que começa a nossa conversa sobre os remineralizadores. Vamos lá?
O que são os remineralizadores?
Os remineralizadores de solo, uma evolução do conhecido ‘’pó de rocha’’, são agrominerais silicáticos, ou seja, são uma matéria prima mineral usada para a produção de insumos que é destinado ao manejo da fertilidade do solo e também a nutrição de plantas. O termo silicático faz referência a sua composição (acima de 50% de silício).
Galeria 1: O KP Fértil agrega fósforo, potássio, cálcio, magnésio, silício e vários micronutrientes, incluindo manganês, cobre, zinco, molibdênio e boro, resultando em um produto de alta qualidade e custo-benefício, motivo pelo qual vem sendo considerado uma tecnologia agrícola sustentável. Fonte: G1
O Remineralizador de solos foi definido na Lei 12.890/2013 e regulamentado pela Instrução Normativa 5/2016 (IN 05/2016) publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Segundo a essa lei, o remineralizador pode ser definido como um material de origem mineral que tenha sofrido apenas redução e classificação de tamanho por processos mecânicos e que altere os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas, bem como promova a melhoria das propriedades físicas ou físico-químicas ou da atividade biológica do solo.
Por qual motivo os remineralizadores de solo são usados?
A remineralização é bastante conhecida, e é provável que você, que está lendo este texto, já a conheça do ensino médio ou fundamental. Na verdade, o processo que ocorre no solo para que a remineralização seja necessária é bem simples. A evolução da formação dos solos, em conjunto com o intemperismo, leva, naturalmente, a uma perda de minerais, mas em climas tropicais esses efeitos são elevados devido às condições físico-naturais. Então, remineralizar é promover a reentrada dos minerais perdidos ao longo do tempo.
Bem, agora que já fora definido o que é um remineralizador e qual sua aplicação, é necessário também explorar a sua capacidade de fornecimento de minerais. Os remineralizadores podem fornecer os chamados macronutrientes, que são fundamentais para o metabolismo e desenvolvimento das plantas e absorvidos em maior quantidade e os micronutrientes, que podem ser subdivididos em benéficos, os quais possuem uma taxa de absorção menor pelas plantas.
Brasil e sua dependência com insumos
Pensar na remineralização é pensar também sobre a dependência externa brasileira dos insumos agrícolas. Dados da ANDA – Agência Nacional para Difusão de Adubos – mostram que as importações de fertilizantes em 2020 foram de quase 33 milhões de toneladas. Imagine agora um cenário de crise internacional de fornecimento desses nutrientes, em que um dos nossos principais fornecedores entre em guerra. Pois bem, isso está acontecendo agora.
No dia 23 de fevereiro de 2022 dava-se início a um dos conflitos mais propagandeados do século XXI. Com o envio de tropas russas à Ucrânia, o presidente Vladmir Putin abre uma guerra que afeta não só os dois países envolvidos, mas também países que possuem relações comerciais com os mesmos.
A Rússia, segundo o Ministério da Economia, é o principal fornecedor de fertilizantes para a agricultura brasileira. Em 2021, os produtores brasileiros compraram cerca de 41,6 milhões de toneladas de insumos agrícolas, sendo que 23% da importação desse produto é de origem russa. Há, então, uma real e crescente preocupação em depender da importação desse país. Vê-se aqui um forte motivo para ampliação das pesquisas nessa área, visto que a agricultura brasileira pode vir a sofrer de uma queda severa na produção em razão da atual conjuntura.
Áreas de extração/produção de remineralizadores no Brasil
No Brasil há, atualmente, 29 empresas produtoras de remineralizadores com a aprovação do Ministério da Agricultura, que se encontram distribuídas em 10 estados, tendo como destaque o estado de Minas Gerais.
Reprodução/Fonte: Theodoro, S. H; Manning, D. A. C; Carvalho, A. M. X; Ferrão, F. R; Almeida, G. R. (2022) Soil remineralizer: a new route to sustainability for Brazil, a giant exporting agromineral commodities)
Como a pesquisa é recente no Brasil, há poucas empresas nesse setor, mas o interesse sobre a área é crescente e liga a mineração com a agropecuária, dois importantes setores econômicos do país.
Além disso, por serem poucas no Brasil, o custo sobre a logística desses produtos ainda é elevado, e a distância entre as áreas de produção e aplicação é grande, o que promove o aumento de custo.
Estudos já mostram que o cultivo de determinadas culturas com a técnica de remineralização de solos apresentam resultados significativos, e que a longo prazo podem superar a produtividade em relação a técnica de uso de alguns fertilizantes químicos (Viana et al, 2021).
Atualmente há um grupo de estudos brasileiro que vem pesquisando a atuação dos remineralizadores. O Grupo Interinstitucional Remineralizadores que fora criado em 2010, conta com representantes de diversas instituições:
- Ministério de Minas e Energia (MME);
- Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM);
- Secretaria de Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral (DTTM);
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI);
- Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI);
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
- Serviço Geológico do Brasil (CPRM);
- Centro de Tecnologia Mineral (CETEM);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal de Catalão (UFG).
Além destes grupos, o SGB-CPRM também tem se destacado nas pesquisas sobre os remineralizadores e vem realizando um mapeamento sobre os a produção dos remineralizadores no Brasil. Em seu site (https://www.cprm.gov.br/remineralizadores/) você consegue se informar sobre os estudos, publicações e até receber novidades sobre o tema em questão.
Assim, percebe-se que a pesquisa sobre os remineralizadores mostra-se cada vez mais necessária, pois, além dos benefícios econômicos para os setores da agricultura e da mineração, tem-se uma nova área crescendo no mercado brasileiro que criará não só um novo ramo na pesquisa geológica, como também uma ferramenta poderosa para desvencilhar a dependência brasileira do mercado de insumos internacional.
É possível perceber, então, a geologia mais uma vez abrindo portas para o desenvolvimento econômico mais diversificado e interligado.
Referências bibliográficas
Costa, A. C. S. da. REMINERALIZADORES DO SOLO : ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Agricultura em Bases Agroecológicas e Conservacionista. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 80-95.
THEODORO, S. H.; SANDER, A.; BARBANO, D. F. M.; ALMEIDA, G. R. Rochas basálticas para rejuvenescer solos intemperizados. Revista Liberato, Novo Hamburgo, RS, v.22. 37, p. 1-120, 2021.
VIERO, A. C.; BERGMANN, M.; SANDER, A.. Proposta de metodologia para zoneamento agroecológico das rochas do Grupo Serra Geral no estado do Rio Grande do Sul. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS TECTÔNICOS, 17.; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECTONICS, 11.; SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 11., 2019, Bento Gonçalves, RS. Anais […] Bento Gonçalves, RS: SBG, 2019.
Viana, L. S. d. B., Caitano, T. B. d. S., & Pontes, A. N. (2021). A remineralização de solos como iniciativa ao desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 10(14).
https://maissoja.com.br/a-guerra-e-os-insumos-agricolas/
https://www.ufsm.br/pet/agronomia/2022/05/10/a-crise-dos-insumos-agricolas/
download kigo amazon video downloader
kinemaster for pc kinemaster kinemaster download