Mineração inteligente: tecnologias que trazem integração e eficiência

Mineração inteligente: tecnologias que trazem integração e eficiência

Não há quem possa negar, existe uma demanda global por mineração. Empresas que atuam neste segmento precisam acompanhar as inovações que acontecem a todo momento no setor.

Internet das coisas (IoT), Segurança e Integração dos dados, Mineração 4.0, Era Digital e muitas outras expressões se tornaram bastante comuns em nossa realidade de atuação e quando se unem, compõe um ecossistema integrado e eficiente.

A indústria busca cada vez mais redução de custos, produtividade, tecnologia e segurança. E com a mineração não é diferente. Inúmeras empresas estão se adequando as novas realidades e tecnologias que trazem melhoria contínua aos processos.

Imagine todas as etapas de trabalho integradas em um projeto mineral? Isso significa um ecossistema estabelecido, eficiente e seguro.

Um grande desafio, não é mesmo?

Etapas de um empreendimento mineral e como essa integração se torna possível.

Do início ao fim de um projeto podemos destacar algumas etapas: Prospecção e pesquisa mineral, Lavra, Beneficiamento, Fechamento e Recuperação Ambiental.

São etapas principais que ao serem analisadas com cuidado, nos levam a vários segmentos na mineração. São diversas equipes, estratégias e dados que precisam de organização e integração para se tornarem seguros e eficientes. Quando essa integração acontece, podemos dizer que temos uma “Mina Inteligente.”

Desde o início do empreendimento, no momento que se inicia a pesquisa pelo bem mineral, o profissional utiliza tecnologias e faz a coleta de diversas informações.

Esses dados dão suporte as próximas etapas de construção de banco de dados, descrição de amostras, análises químicas, modelamento geológico, definição dos recursos e reservas, dentre outras.  

Figura 01: Profissionais em campo realizando a coleta de dados e fazendo a atualização no sistema em tempo real.  

A má coleta, armazenamento, interpretação e gerenciamento dos dados, pode ocasionar inúmeros problemas, inclusive inviabilizar o desenvolvimento de uma nova mina na região de estudo.

Nas etapas seguintes, no momento do planejamento e lavra, a segurança e integração nas informações se tornam ainda mais necessárias. O que minerar, onde minerar e como minerar? Essas são perguntas essenciais a serem respondidas.

A estratégia de desenvolvimento e planejamento de uma mina é definida com base nos dados obtidos em etapas anteriores.

A utilização de um dado errado, a demora na atualização de informações ou a falta de integração entre as equipes para o fornecimento de atualizações na dinâmica de trabalho, pode comprometer seriamente a eficiência e o resultado.

Quando falamos em “comprometer resultados”, podemos estar tratando de milhões e milhões de dólares.  

Uma análise química de acordo com a programação, o tratamento dos dados sendo executado com responsabilidade, a atualização do modelo geológico realizado de forma segura e as informações corretas sendo repassadas em tempo real a equipe de planejamento de mina, garantem produtividade das equipes, máquinas e veículos. 

Figura 02: Veículos e equipamentos operando de forma segura e inteligente em mina a céu aberto.

Tecnologia e soluções inovadoras resultam em uma Mina Inteligente.

A demanda global faz da mineração um segmento estratégico para o Brasil, entretanto para a obtenção contínua do sucesso, o setor precisa solucionar desafios relacionados à segurança, eficiência, produtividade e redução de custos operacionais. E para lidar com essas questões, a tecnologia é essencial.

A transformação digital e a indústria 4.0 são uma realidade na mineração, e em todas as etapas mencionadas acima a inovação é essencial e necessária. De acordo com o relatório Connected Mining Solutions Market publicado pela Berg Insight, a digitalização das operações de mineração impacta profundamente a eficiência e a segurança da produção.

Muitas empresas estão começando a utilizar a tecnologia e a estratégia no gerenciamento de dados, o que permite uma reconciliação eficiente no final de toda a cadeia produtiva da mineração.

Empreendimentos que se adaptam a essa nova realidade, são mais produtivos e agregam muito mais valor aos funcionários e clientes.

Uma “Mina Inteligente” é composta de diversos fatores, é necessário um trabalho contínuo, estratégias e tecnologias eficientes em cada processo.

Que tal um próximo texto para falar sobre empresas e startups que estão inovando e trazendo eficiência, tecnologia, estratégia e alta produtividade ao setor mineral?

Até breve!

1 comments

Quais são os (des) incentivos do Governo Federal ao setor? Desburocratização, tributação, etc. Como anda os serviços de fiscalização e fomento desse agente? Vamos falar sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *