Hoje vamos ter um papo de “mercado de trabalho e capacitação”.
Há um tempo estamos querendo nos capacitar ainda mais para o mercado com cursos de curta duração, sendo presenciais ou a distância. Acredito que quando estamos na faculdade é interessante que façamos o maior número de cursos possíveis e de diversas áreas, pois dessa forma e com a ajuda de um estágio, poderemos descobrir qual o nosso ramo de afinidade e em que desejaremos seguir carreira.
No último mês o Instituto Minere nos possibilitou fazer um curso muito bacana sobre Planejamento de Lavra, assunto que não é tratado nas faculdades de Geologia.
“O planejamento de lavra reúne um conjunto de técnicas de engenharia e de gestão capazes de contribuir com a indústria de mineração a alcançar muitos objetivos.” (Instituto Minere)
Confesso que ao iniciar o curso fiquei com receio de não estar por dentro do tema e não acompanhar o desenrolar dos assuntos (risos), fiquei com receio também de achar que a maioria dos alunos seriam Engenheiros de Minas. Eu me surpreendi, 90% da turma era composta por Geólogos (para a minha felicidade rsrs) de várias cidades do Brasil. Nos dias atuais é interessante que um profissional esteja ligado em várias áreas de atuação, principalmente as que poderá lidar diretamente, o Planejamento de Lavra é uma delas, escrevi um pouco sobre isso neste outro texto, para saber mais clique AQUI. E isso constatei pessoalmente nesta oportunidade, cada vez mais os profissionais estão se capacitando para áreas correlatas a sua.
Neste curso eu tive a oportunidade de:
- Criar uma visão sobre a engenharia, gestão, segurança e redução de custos na operação de uma mina;
- Ter uma visão operacional e econômica de planos para projetos de pequeno, médio e grande porte;
- Conhecer os processos mais inovadores e as ferramentas especializadas alinhadas aos desafios da mineração atualmente;
- Conhecer os principais conceitos e técnicas para elaboração de planos de lavra de longo prazo e design de mina;
- Elaboração de planos de lavra de longo prazo, análise de relatórios e design de mina de forma prática e contextualizada a projetos reais;
- Além de conhecer e poder trocar ideias com profissionais de todo o Brasil. Aquele famoso networking, sabe?
Esse tipo de conteúdo não é visto na graduação e dessa forma, é necessário ir além e procurar capacitação, com o objetivo de entender e ficar mais próximo do mercado de trabalho.
Esse “mini” texto de hoje, que mais está parecendo um papo entre amigos, nada mais é que uma forma de incentivar vocês a procurar novos conhecimentos e mostrar que existem instituições que nos ajudam com isso.
O que vocês acham, vamos conversar sobre isso?
Pretendemos trazer mais resenhas sobre outros cursos aos nossos leitores, mostrar as várias áreas que podemos atuar e criar situações para que isso aconteça.
Até a próxima!