Como os minerais podem ajudar no combate ao COVID-19?

Como os minerais podem ajudar no combate ao COVID-19?

[pl_row]
[pl_col col=12]
[pl_text]

O mundo hoje passa por uma grande pandemia e todos nós tivemos que nos adaptar a mudanças de hábitos e estilo de vida.    Por sua vez a indústria de alguns insumos ganharam destaque e alcançaram novos patamares.

O uso de alguns minerais estão sendo bastante uteis na luta contra o Covid-19. A indústria vem utilizando dessa matéria prima na fabricação de componentes, equipamentos e materiais, como na fabricação de luvas, máscaras e respiradores usados em hospitais e por nós no dia a dia.

Mas quais seriam esses minerais tão importantes utilizados no combate ao COVID-19?

Um exemplo de um mineral que vem se destacando nessa luta é o calcário (Figura 01).  O Cal e o calcário são utilizados na manufatura de látex e plásticos além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), especialmente para a produção de bolsas de sangue e equipamentos médicos.

Figura 01: Calcário de diferentes formas usado na indústria.

O cal e derivados também são utilizados na higienização e eliminação de vírus, bactérias e outros patógenos em efluentes líquidos em estações de tratamento públicas, privadas e plantas industriais, na sanitização necessária em criatórios de aves, suínos e bovinos. Este também é essencial na produção de celulose e papel, indispensáveis para a produção de lenços descartáveis, papel higiênico, máscaras protetivas e toalhas para desinfecção. Os materiais são também essenciais para produção de vidros utilizados na medicina.

Outro mineral que vem se destacando no combate ao COVID-19 é o cobre, este tem uma capacidade incrível de eliminar bactérias ou vírus e pode ser usado para a saúde trazendo muitos benefícios.

Esse metal de cor avermelhada, tem uma propriedade que pode ser usada na luta contra o avanço do COVID-19 (Figura 02).

Figura 02: Cobre Nativo, tendo como característica principal a cor avermelhada.

Vírus e bactérias quando em contato com uma superfície desse metal (ou uma de suas ligas), têm a sua membrana exterior destruída por íons (partículas eletricamente carregadas) que são naturalmente liberados pelo cobre. Sem essa proteção, toda a estrutura interna do organismo fica exposta e também acaba sendo eliminada. Nesse processo, até mesmo o material genético é danificado e isso significa que as possíveis mutações que ele tenha sofrido também não serão transmitidas.

Esse processo pode acontecer em apenas alguns segundos, o que seria uma vantagem interessante contra os vírus e as bactérias, já que em alguns tipos de superfície, os microrganismos são capazes de sobreviver por dias e até mesmo por semanas.

Já em uma superfície com cobre a sobrevida desses vírus e bactérias seria apenas por algumas horas, o que representaria um avanço interessante no combate a doenças contagiosas.

O seu uso em ambientes onde há grande circulação de pessoas e incidência de doenças contagiosas, como hospitais, centros médicos, shoppings, entre outros seria uma grande estratégia no combate ao COVID-19.

Um outro mineral também vem ganhado destaque. Dessa vez, a prata também se tornou um importante aliado na luta contra o COVID-19 (Figura 03). Essa é uma velha conhecida da ciência e medicina. Ela é usada há séculos em cirurgias para evitar a contaminação por bactérias.

Figura 03: Prata nativa utilizada há muitos séculos no combate a doenças.

Quando o átomo de prata entra em contato com o oxigênio, ele passa por um processo químico chamado oxidação, o que acaba liberando íons positivos de prata. Esses íons bloqueiam funções básicas de microorganismos, como reprodução e produção de energia. Eles podem danificar, por exemplo, o material genético da célula.

Uma empresa de São Carlos no interior de São Paulo, vem desenvolvendo tecidos com micropartículas de prata. O tecido testado em laboratório foi capaz de eliminar 99,9% da quantidade do vírus aos quais foi exposto, após dois minutos de contato. Além de dois tipos de micropartículas de prata impregnados na sua superfície, o material também é composto por uma mistura de poliéster com algodão.

Além do tecido, a empresa também testa a capacidade de inativação do COVID-19 pelas micropartículas de prata incorporadas à superfície de outros materiais, como filmes plásticos e um polímero flexível, parecido com uma borracha.

Existem vários minerais que já são usados para vários utensílios que ajudam no combate ao COVID-19 e outros que ajudam na eliminação de vírus e bactérias. Muitos ainda desconhecem a eficácia desses minerais no combate a doenças e não fazem ideia o quanto são importante no nosso dia a dia e que no fim das contas, ele pode ser um grande aliado no combate às doenças contagiosas.

Existem vários outros que não foram citados como ferro e zinco, que são utilizados na fabricação de respiradores. Se você sabe de algum outro mineral conta aqui pra gente.

Juntos venceremos essa batalha!!!

Referencias Bibliográficas:

https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-brasileiros-desenvolvem-tecido-capaz-de-eliminar-o-coronavirus/
https://canaltech.com.br/saude/isso-que-e-mascara-eficiente-tecido-brasileiro-elimina-coronavirus-em-2-minutos-166630/
https://summitsaude.estadao.com.br/sobrevida-de-coronavirus-e-reduzida-em-contato-com-cobre/

[/pl_text]
[/pl_col]
[/pl_row]

3 comments

Thanks for sharing superb informations. Your site is very cool. I am impressed by the details that you¦ve on this web site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and just couldn’t come across. What an ideal site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *