Métodos de investigação geológica

Métodos de investigação geológica

Os métodos de investigação geológica consistem em procedimentos que visam decifrar as características principais do solo quanto aos parâmetros físicos, químicos e biológicos para dessa forma possibilitar o seu uso e ocupação. Basicamente o estudo da crosta através de determinadas metodologias tem como objetivo delimitar espacialmente os corpos terrestres e determinar suas características e propriedades geomecânicas através de um conjunto de processos de investigação aplicado em um local para o conhecimento das unidades geológicas.

A geologia divide os métodos de investigação geológica em dois tipos: direto e indireto. Ambos são aplicáveis na verificação da superfície e subsuperfície.

Levantamento de superfície

Mapeamento de cada tipo de rocha ou de solos que afloram no local

  • Levantamento geológico de campo (direto)
  • Aerofotogeologia (indireto)

Levantamento de subsuperfície

Métodos diretos: permitem a observação direta do subsolo ou através de amostras coletadas ao longo de uma perfuração ou a medição direta de propriedades in situ. Exemplos de métodos diretos:

  • Poços: Os poços e valas ou trincheiras de inspeção são meios de prospecção verticais de grande diâmetro feitas com pás e picaretas, em solos coesivos, acima do nível d’água, geralmente de rasa profundidade, que permitem o acesso no interior do terreno para exame direto “in situ” das paredes da escavação em estado natural, permitindo o exame detalhado dos horizontes perfurados, a retirada de amostras indeformadas (solos), a coleta de amostras deformadas volumosas, qualquer que seja o tipo de solo com finalidade de ensaios laboratoriais. A trincheira de inspeção é recomendada nos casos em que há interesse em investigar o comportamento e/ou distribuição dos materiais no sentido lateral. A NBR 9604/86 especifica os procedimentos para a execução de poços e trincheiras de inspeção em solos para a retirada das amostras, deformadas e indeformadas.
Figura 1: Poço de inspeção
  • Trado: A Sondagem a Trado é um método geológico-geotécnico baseado na perfuração de pequeno diâmetro,  e profundidade reduzida, realizado através de um instrumento chamado trado (amostrador de solo constituído por lâminas cortantes) que pode ter formas espiraladas (trado helicoidal ou espiralado) ou convexas (trado concha). Sondagem de maior facilidade de execução e menor custo, permite a coleta apenas de amostras deformadas, preferencialmente coletadas de metro em metro ou toda vez que houver mudança no tipo de material. Permite a medição da profundidade do nível freático. Pode ser feita manualmente ou de forma mecanizada. Todos os procedimentos para a execução da Sondagem a Trado são detalhados pela NBR 9603.

 

Figura 2: Trado mecanizado

 

Figura 3: Trado manual
  • Sondagem a percussão: Obtida através do golpeamento do fundo do furo por peças de aço cortantes. Utilizada tanto para obtenção de amostras de solo quanto para medir sua resistência à penetração. Permite a execução de: ensaios SPT, ensaios de lavagem por tempo, ensaios de permeabilidade (infiltração, rebaixamento, bombeamento, recuperação). Ainda permite a verificação do nível do lençol freático e a retirada de amostras deformadas. Todos os procedimentos para a execução de sondagens a percussão são determinados pela NBR 6484.
Figura 4: Sondagem a percussão
  • Sondagem rotativa: Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto-mecanizado, com a finalidade de obter amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.

    Figura 5: Sondagem rotativa
  • Sondagem rotopercussiva: A perfuração se faz através da intensidades de impactos e rotação de ferramentas que compõe a coluna de perfuração como martelos pneumáticos, button bit ou broca tricônica. As amostras são recuperadas com injeção de ar comprimido, produzido por compressores de alta pressão, nas hastes com tubos internos pelos quais a amostra retorna a superfície sobre pressão do ar, sendo recolhidas e identificadas metro a metro em sacos de plásticos, ráfia ou algodão cru atendendo a necessidade litológica local.

Métodos indiretos: as propriedades das camadas do subsolo são estimadas indiretamente pela observação a distância ou pela medida de outras grandezas do solo, ou seja, são métodos que não permitem o acesso ao material investigado. Os principais métodos são:

  • Métodos geoelétricos (eletroresistividade, sondagem elétrica vertical, potencial espontâneo e polarização induzida, radar de penetração no subsolo – GPR)
  • Métodos sísmicos (sísmica de refração e sísmica de reflexão);
  • Métodos potenciais (magnetometria e gravimetria).

Seja através dos métodos diretos ou indiretos, quanto mais se souber sobre as condições em subsuperfície melhores serão as possibilidades de sucesso em construções, mapeamento de recursos, ou mesmo para desvendar o interior do planeta.

 

Referências Bibliográficas:

http://profmarcopadua.net/sondagem.pdf

http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/GF02-Investiga%C3%A7%C3%A3o-Geot%C3%A9cnica-de-Campo-2011.pdf

http://www.apl.eng.br/artigos/2106-SONDAGEM-ROTATIVA-METODOLOGIA-EXECUTIVA.pdf

http://www.sondatech.com.br/servico/11/sondagem-a-trado-mecanizado

http://www.sondatech.com.br/servico/12/sondagem-rotativa-e-mista-inclinada

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAg65kAF/metodos-investigacao-geologica-geotecnica

http://www.jssondagens.com.br/empresas-sondagem-percussao

http://www.torresgeotecnia.com.br/portfolio-view/sondagem-a-percussao-spt-2/

https://www.academia.edu/24882439/M%C3%89TODOS_DE_INVESTIGA%C3%87%C3%83O_GEOL%C3%93GICA_GEOLOGIC_INVESTIGATION_METHODS

5 comments

Boa tarde! Alteramos a devida imagem que por um descuido não foi citada a referência, quanto ao conteúdo do texto buscamos utilizar sempre diversas fontes o que pode ter ocorrido é alguma dessas fontes ter utilizado seu material e não referenciando da forma correta, mas pelo comentário feito, entendemos que você identificou algo de sua autoria, sendo assim, atualizei o texto com a devida referência. Os comentários sejam eles positivos ou negativos nos ajudam a melhorar nosso trabalho. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *