Lítio: origem geológica, mineração e aplicações

Lítio: origem geológica, mineração e aplicações

Encontrado pela primeira vez em um mineral por volta de 1790 por José Bonifácio de Andrada e Silva, e posteriormente em 1817 oficialmente descoberto por Johan August Arfvedson, o lítio recentemente passou a ganhar um grande destaque no mercado principalmente devido a sua aplicação no ramo das altas tecnologias.

Além de seus usos já consolidados, o lítio apresenta grande potencial de utilização na indústria farmacêutica, tecnologias relacionadas a geração de energia, cerâmica e aditivos para lubrificação. Com isso, a demanda pelo metal vem crescendo ao longo dos últimos anos dado o fomento e a busca, por exemplo, de fontes de energia que substituem ou diminuem a utilização de combustíveis fósseis

Para entender um pouco mais sobre este elemento, neste conteúdo são abordadas as formas de ocorrência, as principais reservas, aspectos sobre a exploração, aplicações, conflitos associados e perspectivas futuras para esta commodity.

Formas de ocorrência do Lítio

Caracterizado como o metal mais leve da tabela periódica, o lítio não ocorre na forma livre na natureza e sua ocorrência é pouco significativa. Os principais minerais que possuem lítio em sua composição são o espodumênio (Figura 1), a lepidolita, a petalita e a ambligonita. Todos estes minerais ocorrem associados a pegmatitos graníticos, sendo as principais rochas que detêm os minérios de lítio (BRAGA & SAMPAIO, 2008).

Figura 1 – Mineral espodumênio

Fonte: Museu Heinz Ebert (2022).

Além de depósitos ígneos relacionados a pegmatitos graníticos (Figura 2), existem também depósitos sedimentares, evaporíticos e não convencionais, tal como salmouras geotermais (Minex Consulting, 2019).

Figura 2 – Pegmatito granítico

Fonte: IGC USP (2022).

Reservas mundiais de Lítio

Segundo o Sumário de Commodities Minerais da USGS (2022) as maiores reservas minerais de lítio se localizam no Chile (9.200.000), seguidas pela Austrália (5.700.000) e Argentina (2.200.000). No Gráfico 1, a partir de informações governamentais e fontes associadas às indústrias, é ilustrado o montante de reservas mundiais, ilustrando os principais países detentores de reservas de lítio.

Gráfico 1 – Reservas mundiais de lítio segundo o Sumário de Commodities Minerais da USGS (2022)

As reservas de lítio, como mostrado no Gráfico 1, são bem distribuídas ao longo dos continentes e se apresentam de diferentes formas de depósitos. Focando-se no Brasil as reservas estimadas giram em torno de 95.000 t, e os depósitos ocorrem majoritariamente associados a pegmatitos graníticos da Província Oriental do Brasil, abrangendo principalmente o estado de Minas Gerais, e de modo menos expressivo o estado da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro (CODEMGE, 2018).

Exploração

Os principais países que lideram a mineração e exploração de lítio são a Austrália, Argentina, Chile e China, os quais como mostrado anteriormente são grandes detentores de reservas do minério. De modo menos significativo, o Brasil, Portugal, os EUA e Zimbábue somam a produção mundial do metal (USGS, 2022).

Na Figura 3 é ilustrado o interior da Mina da Cachoeira na região de Araçuaí/Itinga (Minas Gerais) onde a Companhia Brasileira de Lítio explora pegmatitos ricos em espodumênio.

Figura 3 -Detalhe de afloramento de minerais ricos em lítio da Mina da Cachoeira (Minas Gerais)

Fonte: CODEMGE (2018).

No Brasil, incentivos governamentais recentes têm fomentado a exportação e importação de lítio e seus subprodutos. Segundo dados da SBG-CPRM é muito provável que a demanda do metal cresça nas próximas décadas , dada sua aplicação nas altas tecnologias conforme será abordado a seguir. Desta maneira, incentivos para investigação de lítio no território nacional são fundamentais.

Aplicações do Lítio

Após o beneficiamento e extração do lítio sob diferentes formas o metal é empregado principalmente nas formas de hidróxido de lítio (LiOH) e carbonato de lítio (Li2CO3). Conforme levantado por Braga & França (2013) às aplicações de lítio nos diversos setores industriais são:

  • Graxas e lubrificantes 
  • Condicionadores de ar/gás e tratamento de ar
  • Eletrólise do alumínio
  • Baterias e acumuladores (Figura 4)
  • Indústria farmacêutica
  • Borrachas e plásticos
  • Cerâmicas, fritas e vidros (Figura 5)

Impasses envolvidos

Tendo em vista a transição energética que tem se buscado nos últimos anos como uma das medidas de enfrentamento das crises climáticas, a substituição de fontes de energias não renováveis tem sido alvo constante da sociedade. 

É nesta lacuna que o lítio tem grande potencial de aplicação, dado seu uso em baterias de veículos elétricos. Estudos indicam que o fornecimento de baterias de lítio precisará aumentar exponencialmente para prover a demanda direcionada para carros elétricos (IN THE MINE, 2020).

Contudo é importante destacar que, ainda que com uma nobre finalidade de substituir o uso de combustíveis derivados de petróleo visando reduções de emissões de gases de efeito estufa, pesquisadores e estudiosos do tema têm observado esta transição com cautela.

Esta discussão entre outras relacionadas a formas de geração de energia e problemáticas ambientais foram muito bem exploradas no documentário de Michael Moore intitulado Planet of the Humans. Além de questões envolvendo a mineração e subprodutos radioativos e tóxicos, um ponto de extrema relevância é a fonte de energia que irá carregar as baterias de lítio dos carros elétricos.

Conforme ilustrado na Figura 6 fica clara a importância que se tem em observar a geração de gases de efeito estufa pensando no ciclo de vida total de um produto.

Figura 6 – Infográfico com dados de emissões de CO2 por tipo de veículo elétrico

Fonte: Quatro Rodas (2018).

Agora que você conheceu como se formam os depósitos de lítio até as discussões relacionadas ao seu descarte final, convidamos você a comentar o que achou de mais interessante sobre o lítio!


Além dos tópicos abordados, deixamos alguns conteúdos curiosos aqui:

Canal DW Planet A

How salt and sand could replace lithium batteries – YouTube

Canal Periodic

Lithium – Periodic Table of Videos – YouTube

Para saber um pouco mais sobre outros metais, geologia econômica e assuntos relacionados, deixamos alguns conteúdos produzidos pelo Igeológico:

Cobre

Minério de cobre: Importância, tipos de depósitos e curiosidades 

Ferro

Quadrilátero Ferrífero – províncias minerais do Brasil

Mineração

Mineração inteligente: tecnologias que trazem integração e eficiência


Referências Utilizadas:

BRAGA, P.F.A., SAMPAIO J.A. Lítio. In: Luz A.B. & Lins F.A.F. (eds.). Rochas e Minerais Industriais: usos e especificações. 2008. 2ª.ed. Rio de Janeiro, CETEM/MCT, p. 585-603. Disponível em: AGALMATOLITO (cetem.gov.br). Acesso em: 17 nov. 2022.

CODEMGE. Recursos Minerais de Minas Gerais On line: síntese do conhecimento sobre as riquezas minerais, história geológica, e meio ambiente e mineração de Minas Gerais, Lítio. 2018. Belo Horizonte: Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. Disponível em: Lítio – Recursos Minerais de Minas Gerais (codemge.com.br) Acesso em: 15 nov. 2022.

GALILEU. Baterias de íons de lítio, a revolução tecnológica reconhecida no Prêmio Nobel de 2019. 2019. Disponível em: Baterias de íons de lítio, a revolução tecnológica reconhecida no Prêmio Nobel de 2019 – Revista Galileu | Ciência (globo.com). Acesso em: 15 nov. 2022.

IGC-USP. Rochas. 2022. Disponível em: Rochas – Materiais Didáticos (usp.br). Acesso em: 15 nov. 2022.

IMPLANTNEWSPERIO. Uso da tecnologia para obter cor em cerâmica vítrea à base de dissilicato de lítio. 2020. Disponível em: Uso da tecnologia para obter cor em cerâmica vítrea à base de dissilicato de lítio – Revista ImplantNewsPerio. Acesso em: 15 nov. 2022.

INNOVATION NEWS NETWORK (INN). Damage-free technology advances lithium metal battery usage in electric vehicles. Disponivel em: New advances for lithium metal battery usage in electric vehicles (innovationnewsnetwork.com). Acesso em: 15 nov. 2022.

IN THE MINE. Cenários do lítio no Brasil. 2020. Disponível em: CENÁRIOS DO LÍTIO NO BRASIL – Revista In The Mine. Acesso em: 15 nov. 2022.

MINEX CONSULTING. A global overview of the geology and economics of lithium production. 2019. Disponível em: Lithium-Presentation-July-2019.pdf (minexconsulting.com). Acesso em: 15 nov. 2022.

MUSEU HEINZ EBERT. Espodumênio (Spodumene). 2022. Disponível em: ESPODUMÊNIO (Spodumene) – Museu Heinz Ebert. Acesso em: 15 nov. 2022.

QUATRO RODAS. Os prós e contras dos carros elétricos. 2018. Disponível em: Os prós e contras dos carros elétricos | Quatro Rodas (abril.com.br). Acesso em: 18 nov. 2022.

ROYAL SOCIETY OF CHEMISTRY. Lithium. 2022. Disponível em: Lithium – Element information, properties and uses | Periodic Table (rsc.org). Acesso em: 16 nov. 2022.

USGS. Mineral Commodity Summaries. 2022. Disponível em: Mineral Commodity Summaries 2022 – Lithium (usgs.gov). Acesso em: 15 nov. 2022.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *